Capacitação e Treinamento
Atender necessidades de estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Superior, Técnico Profissionalizante e Educação Especial, quanto a Programas de Capacitação, colaborando para sua absorção pelo mercado de trabalho;
Promover a efetiva aproximação dos segmentos Educação e Trabalho;
Desenvolver o Programa de Estágio e Aprendiz;Atender e propiciar as necessidades dos estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Superior, Técnico Profissionalizante e Educação Especial, promovendo programas de informação e orientação educacional/vocacional, que possam contribuir para a escolha da futura profissão.
Procurar a convergência de trabalhos de capacitação com entidades afins, evitando a duplicação de esforços.
Proceder à contratação de estagiário ou aprendiz de acordo com os dispositivos legais, etapa em que o assessoramento do INSTITUTO DE APOIO A PROGRAMAS DE ESTÁGIO E APRENDIZ – IAPE é de grande importância, pois o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) corretamente formulado é um dos comprovantes da inexistência de vínculo empregatício. A empresa deve também verificar periodicamente a regularidade da situação escolar do estagiário e do aprendiz, pois a conclusão, o abandono ou o trancamento de matrícula descaracterizam a qualidade legal do estagiário e da aprendizagem e impedem a continuação do programa, criando uma situação que pode gerar o vínculo empregatício.
Quando a empresa tem convênio com o INSTITUTO DE APOIO A PROGRAMAS DE ESTÁGIO E APRENDIZ – IAPE, este assume a responsabilidade da verificação da situação escolar do estudante. Quando a presença do estudante na empresa ou órgão público se caracteriza como estágio/aprendiz, as relações entre as partes são regidas pela Justiça Comum. Entretanto, quando a condição não fica claramente caracterizada, esta configura relação de trabalho, com o conseqüente vínculo empregatício, inserindo-se, portanto, na esfera da Justiça do Trabalho.
Objetivos:
I.- Sistematizar as atividades da área, facilitando sua visualização dentro dos Processos de Trabalho da organização e suas interfaces.
II.- Direcionar o supervisor geral de modo a planejar as atividades que os estagiários e os aprendizes irão realizar, atendendo os aspectos formativos envolvidos.
Palestras e Grupos de Discussão
- DICAS DE ELABORAÇÃO DE CURRÍCULO
- RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
- POSTURA NA ENTREVISTA
Objetivo: Dar informações ao estudante sobre as melhores e mais atualizadas práticas de elaboração e formatação de currículo, visando colaborar para a sua inserção no mercado de trabalho.
Justificativa: O currículo é o primeiro contato que o selecionador tem como o candidato, por isso um currículo bem elaborado gera mais chance de uma segunda situação para que o estudante possa expressar mais complexamente suas habilidades.
Objetivo: Discutir sobre a questão do relacionamento interpessoal do estudante no ambiente de trabalho e oferecer básicos de boa convivência, ressaltando o respeito para com todos da organização e à hierarquia, o coleguismo, o sorriso, o bom humor, a gentileza, a paciência, e aspectos que promovam um bom clima organizacional.
Justificativa: Ter um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho colabora para a manutenção da oportunidade no mercado e ajuda a sociabilização da pessoa em qualquer setor da vida, pois há todo momento estamos nos relacionando.
Objetivo: Oferecer dicas que promovam uma boa postura do estudante nas entrevistas que venha realizar, englobando aspectos de comportamento, vestuário e atitudes.
Justificativa: A entrevista é a oportunidade de contato presencial com o entrevistador, sendo a ocasião em que todos os aspectos da comunicação são analisados. Diante disso, passar uma “boa imagem” é fundamental para as chances profissionais em jogo.
- ATENDIMENTO AO CLIENTE
- O PAPEL DO ESTAGIÁRIO NA ORGANIZAÇÃO
- ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Objetivo: Oferecer princípios gerais do atendimento ao cliente, mostrando a importância do bom atendimento, bem como dicas de atendimento ao telefone e pessoalmente.
Justificativa: Um bom atendimento ao cliente sempre é um diferencial numa organização, além de contribuir para a manutenção da oportunidade no mercado de trabalho para quem o pratica.
Objetivo: Discutir com os estudantes o papel do estagiário na organização e na vida do estudante, e também sua importância, tanto para a organização quanto para a carreira profissional do estagiário.
Justificativa: A compreensão da função do estagiário contribui para a motivação do desempenho do estudante e para a valorização desse papel por parte da organização, deixando claras as expectativas de cada uma das partes.
Objetivo: Oferecer um espaço de troca de perspectivas de carreira profissional para que os estudantes tenham a oportunidade de refletir sobre a própria escolha vocacional, a partir de informações acerca das atribuições de cada profissão e dos caminhos necessários para se atingir uma carreira.
Justificativa: Conhecer é essencial para se fazer escolhas. Assim, oferecer a possibilidade de conhecimento de profissões, com suas características, desafios e perspectivas contribui para o exercício do escolher o próprio futuro.