Objetivos
Plano de desenvolvimento para aprendiz
O Programa de Incentivo ao Aprendiz, aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município e Ministério do Trabalho e Emprego, visa à inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho, através de um projeto que incentiva, capacita e dá amparo legal para a contratação de aprendizes. De acordo com o programa, através da Lei 10.097/2000, todas as empresas com mais de sete funcionários e que tenham CNPJ constituído, têm a obrigatoriedade na contratação de aprendizes.
As aulas do Programa Aprendiz oferecem uma formação continua que englobam diversos temas de acordo com os cursos descritos abaixo:
Ao assinar convênio com o IAPE , as empresas transferem uma série de tarefas e custos administrativos. Passam, também, a contar com assessoria técnica e jurídica – Lei Federal nº. 11.788 de 25 de setembro de 2008 (Estágio) e Lei Federal nº. 10.097 de 19 de dezembro de 2000 (Aprendizagem Profissional), operacional e administrativa, de profissionais especializados, a custo bem menor do que exigiria a criação de uma estrutura interna própria.
Os Programas IAPE de Estágio e Aprendiz são completos e incluem desde entrevistas individuais e dinâmicas de grupo, até testes específicos e substituição em caso de inadaptação, entre outras ações. O IAPE coloca-se a disposição para o suporte na contratação e capacitação, firmando um convênio de cooperação junto à empresa. Esperamos firmar uma parceria que favoreça o crescimento de ambas as partes, superando as expectativas e realizando um trabalho que seja apenas o início de grandes sucessos em um futuro não tão distante
Plano de desenvolvimento para estágio
O programa de estágio elaborado pela empresa deverá apresentar a relação de atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários.
Na fase de planejamento, será importante considerar os seguintes tópicos: